LOCAL DO EVENTO

O MUNICÍPIO DE RIO TINTO



O nosso encontro acontecerá na cidade de Rio Tinto, que está localizada no litoral norte da Paraíba (Figura 01), fazendo divisa com os munícipios de Mataraca, Baía da Traição, Marcação, Mamanguape, Capim, Santa Rita e Lucena, possuindo uma considerável riqueza em seu acervo histórico, cultural e ecológico.

Figura 01 - Localização do município de Rio Tinto



Patrimônio Histórico

- O Cine-Teatro Orion
Foi arrendado no ano de 1965, pelos irmãos David (Abel e Walfredo) aonde foram os responsáveis por muitos anos pelo desenvolvimento e sucesso desta casa em no Município. Hoje o Cine-Teatro Orion é a Orion Show, uma das principais casas de show do Vale no Mamanguape. 



- Estátua de João Lundgren
Foi ele o criador e fundador de Rio Tinto, o Coronel Frederico Lundgren, brasileiro, nordestino, nascido em Recife no ano de 1879. A sua estátua foi fabricada em São Paulo, a mandado dos empregados da Fabrica de Tecidos Rio tinto, como uma homenagem ao grande desbravador.  As pedras que compõem a base vieram de Sobrado / PB. Na época, havia no local um coreto usado pelos músicos em festas de rua, o qual foi derrubado para a construção (início em 1951) da base onde foi colocada a estátua e inaugurada em 1952. Sendo assim, a estátua de Frederico foi erguida e assentada de costas para a igreja "Matriz de Santa Rita de Cássia", localizada na principal praça da cidade (praça João Pessoa).


- Chalés
Os Lundgren construíram chalés  que eles pudessem residir na Praça João Pessoa e que hoje ainda existe. 


- Igreja Santa Rita de Cássia
A Igreja Matriz Santa Rita de Cássia foi edificada em 1942, pela Companhia de Tecidos Rio Tinto. É um símbolo da cidade e ícone de devoção a Santa Rita de Cássia.


- Fábrica de Tecidos Rio tinto


Cultura Indígena
Rio Tinto possui parte de seu território sobre três terras indígenas identificadas ou demarcadas pela FUNAI, com uma população de 2000 índios, cerca de 10% da população do município.
As terras indígenas ocupam um espaço de 33 757 hectares distribuídos em três áreas contíguas, nos municípios de Baía da Traição, Rio Tinto e Marcação. A Terra Indígena Potiguara situa-se nos três municípios anteriormente referidos e possui 21.238 ha. Foi demarcada em 1983 e homologada em 1991. A Terra Indígena Jacaré de São Domingos tem 5 032 hectares nos municípios de Marcação e Rio Tinto, cuja homologação se deu em 1993. Por fim, a Terra Indígena Potiguara de Monte-Mor, com 7 487 hectares, em Marcação e Rio Tinto.


Diversidade Ecológica

Área de Proteção Ambiental Barra do Rio Mamanguape
É a única de responsabilidade federal no Estado da Paraíba, hoje a unidade encontra-se gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ocupando uma área total de 14.460 ha. A área abriga os principais remanescentes de manguezais do Nordeste brasileiro, que têm no Rio Mamanguape, que dá nome à APA, e no Rio Miriri, os habitats naturais de preservação de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, motivo inicial de criação dessa Unidade de Conservação. As praias do município de Rio tinto estão todas localizadas na APA, sendo 11 quilômetros de praias virgens com aguas mornas e transparentes que são um dos potenciais turísticos do litoral norte paraibano. Neste cenário paradisíaco, surgem praias como a de Praia de Campina, Oiteiro, Miriri e Barra de Mamanguape, algumas delas abrigando ainda colônias de pescadores. 

Praia de Oiteiro - O lugar é paradisíaco! Uma pequena elevação, toda gramada, cercada por coqueiros e com um mar maravilhoso, possui excelente área de camping. Apresenta o encontro de água doce, do rio, com água salgada do mar.



Praia de Campina - Principal praia do Município, rasa, com ondas fortes, boa para surf e faixa larga de areia fina e batida. Predomina veranista do próprio município como também da capital e de outros estados. Possuindo também um vilarejo de pescadores locais.

Barra de Mamanguape -. Além do belo visual, podemos visitar a estação do IBAMA onde funciona o projeto de preservação do Peixe-boi Marinho. Outro espetáculo para se assistir é o encontro do rio Mamanguape com o Oceano Atlântico. A Barra de Mamanguape é também uma das áreas-piloto do programa das reservas de biosfera da Mata Atlântica da UNESCO.


Reserva Biológica Guaribas – ReBio
A Reserva Biológica de Guaribas está localizada entre os municípios de Mamanguape e Rio Tinto, região Nordeste da Paraíba, a 51 quilômetros da capital do estado, João Pessoa. Criada em 1990, protege os últimos vestígios da Mata Atlântica paraibana.



Campus IV - UFPB - Unidade Rio Tinto



Nenhum comentário:

Postar um comentário